Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Apresentação de originais

1. Todos os originais serão apresentados na sua versão definitiva, em páginas A4, numeradas, com margem laterais de 2,5 cm, superior e inferior de 3 cm, a espaço e meio, corpo 12 Calibri.

2. O título do original deverá estar centrado, em Negrito, 14 Calibri.

3. O nome do autor (em Negrito) e a instituição (em itálico) são apresentados à esquerda.

4. Todos os textos deverão ser acompanhados de resumo e de palavras-chave em duas línguas (inglês e outra), bem como de uma nota biobibliográfica do autor (cca. 10 linhas).

5. Os artigos não devem exceder 25 páginas, incluindo as notas e a bibliografia (num total de 60.000 caracteres, sem espaços).

6. Os textos publicados são da responsabilidade dos respectivos autores.

 

Títulos

No texto, o título das publicações será grafado em itálico, e o dos artigos, colocado entre aspas.

Nos títulos de livros, publicações periódicas e produções artísticas de qualquer género utiliza-se iniciais maiúsculas (ex. A Cidade e as Serras). De notar que, nestes casos, os artigos definidos e as palavras invariáveis se grafam com inicial minúscula. O subtítulo deve ser separado do título por um ponto final, e neste somente a primeira letra é grafada em maiúscula (ex. O Labirinto da Saudade. Psicanálise mítica do destino português).

Os títulos de artigos, capítulos, poemas, etc., devem ser grafados apenas com a primeira letra maiúscula (ex. “A reinvenção da leitura: breve ensaio crítico seguido de 19 textos visuais”).

De notar que se um título de uma publicação ou de um artigo for citado no original, este deve seguir a regra da língua em que é escrito (ex. As You Like It; Le Jeu de l’amour et du hasard).

 

Citações

1. As citações em língua estrangeira poderão ser seguidas da respectiva tradução, entre parênteses rectos.

2. As citações até 3 linhas devem ser incorporadas no texto, entre aspas. Utilizar a seguinte sinalização: “...”; e no caso de aspas dentro de aspas: “... ‘...’ ...”.

3. As citações mais longas serão recolhidas, em 10 Calibri, sem aspas, alinhadas à esquerda pela indentação de parágrafo do texto (1,25 cm).

4. As interpolações serão identificadas por meio de parênteses rectos [ ] e as omissões assinaladas por reticências dentro dos parênteses [...].

5. O algarismo que remete para a nota deverá ser colocado depois do sinal de pontuação.

6. As remissões serão assinaladas pelas expressões latinas suprainfra, em itálico e por extenso.

 

Epígrafes

As epígrafes, em itálico e em 10 Calibri, devem incluir o nome do autor.

 

 Notas

As notas deverão ser em 10 Calibri e surgirão no final do texto, com a numeração seguida. Caso excedam 3 linhas, as citações dentro das notas deverão ser destacadas em 9 Calibri.

 

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas serão sempre feitas no corpo do texto.

Exemplos:

Um só autor: (Lourenço 1987: 25).

Dois autores: (Deleuze/Guattari 1980).

Três ou mais autores: (Buescu et alii 2001).

Citação indirecta: (apud Mitchell 1994: 273).

Obra repetidamente citada: (idem: 10), ou (ibidem) no caso de ser citada a mesma obra na mesma página.

 

Bibliografia

1. Será incluída no final, em 10 Calibri, com o título "Bibliografia", a lista completa, por ordem alfabética de apelidos de autores, das obras referidas no texto.

2. A partir da segunda entrada do mesmo autor deverá usar-se dois hífens  em lugar do nome e, caso a obra seja do mesmo ano, acrescentar-se-ão à data as letras a, b, etc.

3. Deverá indicar-se a editora e a edição consultadas. Quando for relevante, a data da primeira edição deverá ser indicada no fim da referência, entre parênteses rectos, o mesmo acontecendo com qualquer outra informação adicional. No caso das traduções, será mencionado o nome do tradutor.

 

Exemplos:

 

Livros

Helder, Herberto (2009), Ofício Cantante. Poesia completa, Lisboa, Assírio & Alvim.

Lourenço, Eduardo (1987), Tempo e Poesia, Lisboa, Relógio d’Água [1974].

Whitman, Walt (1992), Canto de Mim Mesmo, edição bilingue, tradução de José Agostinho Baptista, Lisboa, Assírio & Alvim.

 

Livros com dois autores

Deleuze, Gilles / Félix Guattari (1980), Mille plateaux - Capitalisme et schizophrénie 2, Paris, Les Editions de Minuit.

 

Livros com três ou mais autores

Buescu, Helena / João Ferreira Duarte / Manuel Gusmão (orgs.) (2001), Floresta Encantada. Novos caminhos de literatura comparada, Lisboa, Dom Quixote.

 

Vários livros do mesmo autor

Derrida, Jacques (1998), Demeure. Maurice Blanchot, Paris, Galilée.

-- (2004) Morada. Maurice Blanchot, tradução de Silvina Rodrigues Lopes, Lisboa, Vendaval.

 

Capítulo num livro colectivo

Bhabha, Homi K. (2007), “Ética e estética do globalismo: uma perspectiva pós-colonial”, in A Urgência da Teoria, Lisboa, Tinta da China, 21-44.

 

Artigos em revistas

Martins, Fernando Cabral (2010), “Sobre o primeiro Mário Cesariny”, Relâmpago, nº 26, Fundação Luís Miguel Nava, 99-109.

Quignard, Pascal (2003), “Intimum”, Sigila, nº 12, Gris-France, 9-13.

 

Referências webográficas

As referências webográficas serão grafadas de forma similar às bibliográficas, acrescentando no final o endereço electrónico entre os sinais menor do que e maior do que < >, seguidas da data do último acesso entre parênteses ( ).

Exemplos:

Página Web

O’Reilly, Tim (2005), “What is Web 2.0”, <http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html> (último acesso em 22/06/2012).

Artigo em revista electrónica:

Hasse, Fee-Alexander (2011), “Your Story is Told, Your Issue is Handled: The Myth of Social Activity Corporate Storytelling in English-Speaking Business Communication in the Age of Technically Mediated Orality”, Prisma, n.º 16,  <http://revistas.ua.pt/ index.php/prismacom/article/view/1315> (último acesso em 22/06/2012).

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.